De Kangoo a Bordalo II

Este poderia ser o título de uma viagem itinerante entre duas remotas cidades de um qualquer recôndito país asiático! Neste momento, alguns de vocês, ávidos de cultura geográfica, estarão já a percorrer o Google Earth à procura de tais exóticas localidades. Felizmente, nunca as irão encontrar, porque estas duas palavras são orgulhosamente representativas de êxito nacional.
A virtuosa inspiração deste artigo situa-se à pequena distância que separa um dos melhores e mais notáveis artistas plásticos nacionais Bordalo II e uma entusiasta e empreendedora carrinha Renault Kangoo do ano 2000, que carregou e carrega, literalmente, desde os primórdios da sua existência, a nossa/vossa querida e amistosa Piranha Tattoo de Viseu!

Se há uma fórmula possível de sucesso neste mundo da arte se fundir coma tatuagem, então esta parceria é a prova viva da sua existência.


A história que vos trazemos é emocionalmente intensa e mecanicamente devastadora! Esta indestrutível máquina de resistência fez mais de 1 000 000 de km… (SIM, leram bem… MAIS DE UM MILHÃO), distribuídos por três motores, até se tornar num ex-líbris itinerante da marca Piranha pela distinta inspiração do artista Bordalo II, que cria peças de arte incríveis, retratando animais a partir de material reciclável, sucata e/ou “lixo”, sensibilizando para a importância da sustentabilidade, o que converge com os princípios ecológicos que a Piranha igualmente defende.


O(s) princípio(s)… Primeiros km de uma história com final feliz!

Precisamos de recuar até aos primórdios do século XXI, ainda com uma investida nos finais do século passado, para percebermos onde começou esta epopeia.


Dizia o poeta que “o sonho comanda a vida”, e se considerarmos a afirmação verosímil estaremos em condições de dar os primeiros passos na direção da felicidade.

Tudo começou com uma antiga empresa que dois dos três CEO da atual Piranha Global detinham no final dos anos noventa. Nessa altura, a vedeta deste artigo, carinhosamente tratada por “Kangoo”, palmilhava milhares de quilómetros de asfalto para fazer chegar postais e peluches a centenas de quiosques e lojas de conveniência espalhadas por Portugal!

Em 2004, com a chegada da Piranha, a Kangoo é reconvertida num dos “aquários” mais importantes que a empresa deteve até aos dias de hoje, passando a transportar os primeiros supplies, que o Pedro, o Nando e a Daniela, determinados, pretendiam vender aos poucos mais de 10 estúdios de Tatuagem com porta aberta existentes em Portugal nessa altura.


__


Esse trabalho hercúleo faz-nos avançar na história, sustentando parte importante daquilo em que a Piranha Supplies se tornou. Aquele milhão de quilómetros haveria de crescer exponencialmente e levar a marca, orgulhosamente portuguesa, até aos 5 continentes do planeta.


2018 – Ano de Justa Homenagem


Decorridos catorze anos, e perante o risco eminente de partir o 3.º motor ao regressar de mais um evento, decidiu-se prestar justa homenagem à inspiradora e resiliente Kangoo.

Transportada até ao espaço criativo de Bordalo II, haveria de regressar como uma Piranha renascida de si própria, esventrada pela arte plástica da transformação, que ela própria tão bem soube, igualmente, proporcionar.


– HUNGER FOR MORE –


Se há sonhos que se transformam em realidades, este foi manifestamente um deles. Para rejúbilo de todos que com a Kangoo se cruzaram, a sua mutação tornou-se na marca viva de memórias inesquecíveis. Imaginem a quantidade de momentos que proporcionou… Muito mais risos que choros. Amizades de vida(s) inteira(s). Sensações de vitória e alguns (dis)sabores de derrota… Assim se cresce na vida! Amores e paixões. Camaradagem e conversas infinitas. A crença no possível. A fome que alimenta a esperança. O sonho que comanda a vida!


Esta é a fome por mais, que todos os dias nos continua a mover. Por isso mesmo, garantidamente, onde existir um sonho ou uma memória para tatuar, nós estaremos!


Sempre convosco…
Obrigado!

Autor: Luís Leitão