Tunnels and Plugs - Know the Differences
Túneis e Plugs são dois dos piercings mais populares e irreverentes que podemos encontrar no mercado. Disponíveis em diferentes tamanhos e formas é fácil, para quem não está identificado, ficar um pouco confuso relativamente à diferença entre ambos e as diferentes opções que existem. Para esclarecer todas as tuas dúvidas sobre estes dois tipos de piercing escrevemos este artigo seguindo a seguinte estrutura:
- Diferença entre Túneis e Plugs
- Túneis e Plugs sem as abas alargada
- Túneis e Plugs com uma aba alargada
- Túneis e Plugs com ambas as abas alargadas
- Túneis e Plugs com sistema de rosca
Diferença entre Túneis e Plugs
Os termos Túneis e Plugs são frequentemente usados sem critério criando a ideia que são a mesma coisa, sendo o termo alargadores usado também muitas vezes quando se pretende referir a estes piercings. Dessa forma convém inicialmente esclarecer que os alargadores são usados apenas numa fase inicial em que o objetivo é alargar o furo gradualmente para futura colocação de um Túnel ou de um Plug. O alargador tem forma direita ou em espiral, e possui uma ponta mais estreita e vai engrossando.
Relativamente aos Plugs e Túneis, embora sejam idênticos, possuem uma grande diferença na sua aparência. O Túnel, como o nome o indica, é aberto enquanto o Plug é fechado.
Túneis e Plugs sem abas alargadas
Como o próprio nome indica este tipo de piercing não possui bordas, são completamente retos, o que os torna mais fáceis de colocar fazendo-o deslizar pelo furo. De forma a garantir que este tipo de Plugs e Túneis não saem do lugar é necessário colocar um O-ring (elástico) bem encostado ao lóbulo de cada lado da orelha. Os Plugs e Túneis sem extremidades alargadas são sempre mais compridos que o lóbulo sobressaindo tanto da parte da frente como da parte de trás da orelha e tem como principal vantagem serem bastante fáceis de colocar.
Túneis e Plugs com uma aba alargada
Os Túneis e Plugs que possuem apenas uma extremidade alargada também são bastante simples de colocar, uma vez que a aba alargada fica colocada para a frente não tendo que atravessar a área perfurada. Em seguida deves colocar o O-ring na parte de trás pressionando-o contra o lóbulo da orelha. A única diferença entre este tipo de Plug e o sem extremidades alargadas é que como não necessita de O-ring na parte frontal não afeta a aparência do piercing.
Túneis e Plugs com ambas as abas alargadas
Os Túneis e Plugs com ambas as abas alargadas, como o próprio nome indica, possui bordas em ambos os lados não necessitando de utilizar os elásticos para se manterem seguros mantendo a aparência original do piercing.
Este tipo de piercing é mais difícil de colocar não sendo dessa forma adequados para lóbulos de orelhas que tenham sido acabados de alargar. A nossa sugestão é que utilizes este tipo de piercing apenas quando a tua orelha estiver totalmente cicatrizada e que o coloques da mesma forma como abotoas um botão.
Túneis e Plugs com sistema de rosca
Se pretendes ter a aparência de um piercing com ambas as abas alargadas, mas o teu furo ainda não se encontra totalmente cicatrizado, os Túneis ou Plugs com sistema de rosca são a opção ideal. Este tipo de piercing possui a parte da frente com aba alargada fixa, mas a parte de trás é aparafusada através do sistema de rosca. Este sistema faz com que seja bastante simples colocar o Túnel ou Plug no lóbulo da orelha empurrando o mesmo através da zona perfurada e por fim só necessitas de enroscar a parte traseira.
Este é o tipo de piercing utilizado quando o alargamento é feito pela nossa body piercer Daniela Dias.